A vida

Que dia é hoje? - Penso eu. Rapidamente auxilio-me do calendário ali no canto do ecrã para desvanecer qualquer dúvida. É mesmo hoje. Outra coisa não seria de esperar. Mas se é hoje, quer dizer que a minha história já se passou há muito tempo. Se calhar nem foi assim há tanto tempo. É a minha mania de viver o dia de hoje, de pôr o passado lá bem para trás e o que vem ainda bem longe. Mas adiante e passemos à história. Afinal, foi isso que aqui vim contar.

Estamos no Outono. Num Outono sem chuva e muito sol. Digo estamos, porque estava eu e a minha bebé bem dentro de mim. O tempo entre o momento em que a gerei e a hora em que estou quase a trazê-la ao mundo passou-se num ápice. Na realidade, passou-se à velocidade que todo o tempo passa, mas agora que estou prestes a deixar de a sentir dentro de mim, parece-me que foi tudo muito rápido. Rápido até demais.

Correu tudo tão bem. Tão calmamente, sem nenhumas daquelas queixas que assolam as grávidas. Nem enjoos nem desejos. Bom, em boa verdade, aqueles dois cálices de Favaios que bebi de um trago, ainda desconhecendo o meu estado de graça, foi fruto de uma vontade incontrolável de os beber. Logo eu que raramente bebo. Quanto muito, um belo vinho verde branco a acompanhar uma boa refeição. Apenas uns problemas de má circulação que obrigaram ao uso de meias de compressão no verão mais quente dos últimos sei lá quantos anos.

O que é certo é que estou a horas de ver cara a cara o meu bem mais precioso. Ela que me acompanhou durante trinta e nove semanas e uns dias, que me fustigou com os seus pontapés e contorcionismos, divertindo olhares alheios e atónitos ao verem tais movimentos numa barriga. Ela que não me deixava dormir senão sobre o meu lado esquerdo, tendo eu sempre dormido sobre o meu lado direito. Ela que gostava de ouvir músicas cantadas pela mamã. Ela que durante a noite, enquanto eu dormia, brincava com o seu papá respondendo às suas festas com verdadeiros pulos e pontapés de alegria, num momento só deles.

Ela estava quase a mostrar mais um pouco de si. Que o nariz era igualzinho ao do pai isso já se sabia, pois tinha feito questão de o mostrar na última ecografia. Sabia também que tinha algum cabelo e que era um bebé cheio de energia. Sabia que ela não estava a dar indícios de querer abandonar aquela piscina aquecida e que o meu corpo também não dava sinais de se querer livrar dela. Optámos por dar-te um empurrãozinho, e dessa forma ter a presença garantida do médico que sempre nos seguiu, a ti e a mim, nesse momento crucial das nossas vidas.

É de madrugada. Acordo com umas moínhas que não dão sinais de desaparecer. Entre o desconforto da dor, o sono que não desapareceu totalmente e a alegria por sentir o primeiro sinal, levanto-me e volto-me a deitar num belo banho de água tépida. A dor acalma, o sono esvai-se e a alegria aumenta. Começam-se então a contar os tempos. As dores que se tornam cada vez mais presentes. O nervoso que começa a querer controlar as minhas acções a fazer-me esquecer da teoria que aprendi. A manhã demora a chegar, e não vejo a hora de entrar no carro e sair na tua direcção. Mas que parvoíce, tu estás comigo! Mas é como se não estivesses. Como se agora para te ter realmente fosse necessário chegar a um outro lugar, como se não bastasse pousar a mão na minha barriga,

Saímos. É necessário parar para pôr gasóleo. Típico. Aproveita-se e compram-se os jornais do dia para guardar, e um Noddy de peluche para oferecer ao nosso afilhado como se fosse ela a trazer. Depósito atestado, diário, semanal e desportivo, devidamente dobrados, prenda num saco e lá vamos nós. A espera de alguns minutos para dar entrada no quarto parece interminável. Movo-me naquela sala de espera como se fosse um animal enjaulado. Para a frente, para trás. Para a direita, para a esquerda. Festas e mais festas sobre a minha barriga endurecida, que tarde demais aprendi serem causadores de ainda mais dores, pois estimulavam as contracções. Entramos.

A mãe cada vez mais queixosa, ansiosa e facilmente irritável. O pai ao lado a ler o jornal tranquilamente. A mãe protesta que tem dores. O médico diz que a mãe não tem cara de quem vai ter um filho. A mãe espanta-se pois não sabe da existência desse tipo de cara, e indigna-se pois acha que a merece. O pai ri-se. A mãe desespera com o avançar das horas e com as contracções constantes. O pai diz pelo o telemóvel que a mãe nem tem assim tantas dores como isso. O médico tenta incentivar a filha a sair. A filha quer lá ficar. A mãe começa a bufar. O pai quase que adormece no cadeirão.

As horas foram passando. O parto normal cada vez está mais distante e o que a mãe não queria nem por nada começa a afigurar-se como única opção. As contracções aumentam, a mãe perde o controle e tem finalmente a cara de quem vai ter um filho. O pai com os nervos ri-se dos nervos da mãe. A mãe ri-se com o pai. As dores apertam, e a mãe não se lembra de respirações ou nenhuma outra técnica aprendida em tempos que já lá vão. É uma enfermeira que ajuda a mãe a recuperar o controle. Com controle ou sem ele, que venha mas é a anestesia que a mãe não foi feita para sofrer o que pode ser evitado. Ao fim de 18 horas a mãe consegue chegar a uns míseros seis dedos de dilatação. A mãe está cansada. A filha também. O pai é melhor estar caladinho que a mãe não está pelos ajustes.

Onze horas da noite. Levam-me para o bloco. Tremo naquela marquesa gelada. Associo a minha imagem assim deitada e com os meus braços amarrados, a situações de morte e não de vida. Que estupidez de pensamentos. Estou farta. Literalmente farta de esperar por ela. Farta, agoniada e tremo de frio. Só desejo a hora de ver tudo acabado e a possa ter finalmente nos braços. Tento acompanhar o que se passa à minha volta mas não consigo. Não consigo mais. Passam vinte horas desde que acordei e só penso em voltar a adormecer. Quero dormir, mas antes preciso de ouvi-la, vê-la e senti-la.

Passam dois minutos de um novo dia, e eis que uma nova vida chora. Eis que ela surge cheia de garra. Eu sorrio e finalmente sossego. Levam-na e à sua espera está o pai todo de verde, como que saído de um E.R. português. É ele quem a vê pela primeira vez. É ele quem a pega pela primeira vez. É ele que continua preocupado comigo sabendo-a bem. Ela está aí. Finalmente.

Chega então o momento de a ver cara a cara. Vem bem enrolada, de olhos bem abertos e muito calma. Olha para mim e arregala os olhos como quem pensa: Bolas, esta é que é a minha mãe?! Xiii estou tramada! O que me foi calhar! Eu olho para ela e penso: Bolas, é a minha cara chapada. Xiii está tramada! Podia ter tido mais sorte!. Beijo-a demoradamente e só lhe consigo sussurrar: Amo-te filha.

34 Comentários:

Blogger Tia Moky disse...

Ai, Costinhas...estou lavada em lágrimas...
...anseio por esse momento, que está para breve!...
Como será!? Como vai ser?! São questões que me percorrem...mas nada de respostas...
"sabemos como foi o parto...nunca como irá ser..."
Gostei do teu post! Vivi os momentos todinhos!!

Beijos Tia Moky

8:43 da manhã  
Blogger AnaBond disse...

:)

levas só com um smile, apesar de não gostares, mas sinceramente não sei o que dizer... apenas que sei o que passaste e sei que apesar de tudo tens uma filha linda... mesmo que seja com a tua cara :P

beijio

10:13 da manhã  
Blogger AnaBond disse...

(beijio é lindo :D)

10:14 da manhã  
Blogger Catarina disse...

Chorei... Porque sei o que sentiste. É tão bom...
O meu momento foi assim:
http://diasdeumaprincesa.blogspot.com/2005/06/eu-depois-de-parir.html

10:26 da manhã  
Blogger Catarina disse...

Leio sempre o blog da tua filhota e nunca tinha lido este. Identifico-me com o teu post sobre ac morte. Também reaprendi a viver depois da morte do meu pai...
Quanto ao meu bom aspecto :) eu não estive 24 horas em trabalho de parto!!!
A minha fantástica Ginecologista e Obstetra é do SAMS e adoro-a. Mas o hospital éum local muito difícil para mim...

10:48 da manhã  
Blogger Paula disse...

Leio os teus blogs há muito pouco tempo, mas já se tornou um vício. Todos os dias vou verificar se há histórias novas, adoro a maneira como consegues fazer os outros viver o que contas.

Achei linda a tua história cheia de amor.

Beijinhos

11:54 da manhã  
Blogger Mamuska disse...

Que momento tão bonito para ser partilhado...mais uma vez parei a olhar para o ecrã como se fosses tu que estivesses à minha frente.
Voltando a este dia...parabéns pela filha linda que tens e pela pessoa que és! :)
Beijossss

11:54 da manhã  
Blogger Carlinha disse...

É a segunda vez que cá venho e vou continuar a vir sempre. Adoro o teu blog e a maneira como escreves. Muito bonita a tua descrição do nascimento da tua filha. É um sentimento único que tu, muito bem, sabes passar para a escrita.
beijinhos
Carlinha

12:11 da tarde  
Blogger Mamã Dora disse...

São momentos assim que nos dão força para continuar a viver...

Uma história linda!

Beijinhos

12:24 da tarde  
Blogger Ka disse...

Adoro ler histórias de partos, mas escrito por ti gosto ainda mais. Consegues passar todos os sentimentos para o papel.

Beijocas e parabéns pela filha linda.

12:57 da tarde  
Blogger lénia rufino disse...

a tua filha continua a ser a tua cara chapada. e, guess what, é uma menina linda de morrer... got it?? beijos!!! P.s.: aproveita as férias para fabricar um mano para a joaninha, pá...

1:32 da tarde  
Blogger Mãe Babada disse...

e uma lágrima insite teimosamente em cair...deixando-me assim a recordar o que há quase um ano vivi...

Obrigada mais uma vez por seres como és!

Parabéns Amiga

2:07 da tarde  
Blogger carla disse...

Não sei o que te escrever, vai um beijinho só para saberes que li.....


Beijocas
Carla

5:29 da tarde  
Blogger Unknown disse...

lindo...muito mesmo.

10:27 da tarde  
Blogger Anabela disse...

:) Que maratona! Mas acho que corra como correr o parto, aquele momento, em que as temos ao pé de nós, compensa qualquer coisa!
Um grande beijo para ti

10:37 da tarde  
Blogger LP disse...

Estes momentos são fantásticos - os meus foram tão diferentes mas enquanto lia só me lembrava deles.

Beijinhos grandes

11:10 da tarde  
Blogger Oumun disse...

Mesmo numa descrição tão intensa como esta consegues fazer-me rir ;)
Estou mesmo a ver pobre pai , e a os olhinhos da doce joana a olhar para ti espantada ehheeh
Um beijinho grande e adorei o texto pois tá claro ;)

11:18 da tarde  
Blogger Alice disse...

Claro que vou repetir o que já foi dito. Adorei e fartei-me de lembrar do nosso parto, o de nós os 3.A seu tempo tb vou contar essa história.
Um xi apertadinho. A tua filhota é linda.

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ler este post com a banda sonora do titanic de fundo so podia dar nisto
choradeira...
jinhos muito fofinhos andreia e diana

1:38 da tarde  
Blogger Lis57 disse...

O nascimento de um filho é o momento mais lindo na vida de uma mulher.
Li hoje pela 1ª vez o teu blog e não posso deixar de te dar os parabéns pela maneira como escreves.
Nunca pensaste em publicar um livro?
Vou voltar.

Um beijo

12:33 da manhã  
Blogger Fitinha Azul disse...

Como passei há tão pouco tempo, e de novo, por esses momentos não consigo deixar de sorrir enternecida. São momentos de amor puro.
Beijocas grandes

4:26 da tarde  
Blogger Clara disse...

Cada vez te admiro mais. Tens o dom da palavra, no caso, da escrita. Dás valor à vida e sabes vivê-la. Beijinhos

10:24 da manhã  
Blogger Fernanda disse...

São sempre lindas as histórias do nascimento dos nossos "mundos"...
E tu tens um dom para a escrita que nos deixa sem folego ao ler-te.
Muitas felicidades para ti, para o "papá" e é claro... para a tua linda filhota (que está muito bem servida com a mãe que tem!! :))
Beijocas
~º(",)º~
Fernanda

3:01 da tarde  
Blogger Anna^ disse...

Olha minha querida,estou como a Oumun:até c um relato deste tu me fazes rir...pela descrição tão real da espera...do "pensamento" da filhota...!
Mas tb me emocionas-te ,coisa q já n é novidade para quem como eu te lê sempre.
Obrigada pela partilha :)

Uma bjoka tamanho XXL ":o)

11:09 da manhã  
Blogger Célia disse...

Eu tentei guardar a leitura deste texto mais pró final das tuas férias... mas não consegui o vicio de te ler é superior à vontade de esperar!
E como seria de esperar arrepiei-me da cabeça aos pés, embora já conhecesse este lindo relato!
O meu também já o conheces, não é de forma nenhuma tão intenso como o teu, mas lembrei-me dele como se tivesse sido ontem!
Beijos

3:43 da tarde  
Blogger Marta disse...

simplesmente...lindo...!
bj

2:21 da manhã  
Blogger sandra disse...

Ai Sandra...

Á medida que fui lendo, fui ficando cada vez mais arrepiada...
Chegei ao fim...e chorei..
bolas, só tu mesmo me fazes passar estas figuras ao pé dos meus colegas, em pleno escritório...

:)))

beijinhos

Sandra

10:17 da manhã  
Blogger ni disse...

cada vez que aqui venho choro que nem uma madalena...

e sorrio!

:o)

Beijos e abraços e obg por esta partilha!

3:04 da manhã  
Blogger _rutHe_ disse...

A introdução do teu blog diz tudo...saio daqui a "chorar"...e é msmo por mais :)

Um beijo mto grande *..*..*..*

Isabel

12:07 da manhã  
Blogger Tão só, um Pai disse...

... não fui o primeiro a pegar nela ... mas foram momentos que gostaria de eternizar ... .
Parabéns por tão belos momentos.

5:10 da tarde  
Blogger Sara MM disse...

UAHU!
Fiquei sem palavras... e não te podes queixar de um comentario sem comentario pois a culpa é tua :oD

BJs aos três!

2:36 da tarde  
Blogger Sara MM disse...

... mas como tinhas Outono a 29 de Julho!?!??!?!

BJS
PS- e o post acima fica pra depois que este "já me encheu as medidas"!

2:40 da tarde  
Blogger Zica Cabral disse...

adorei esta tua descrição do nascimento da tua filha. Embora os meus já tenham, eles prioprios filhos, não me esqueço do que foi quando eles nasceram. Coitadinha de ti com 18 horas de trabalho de parto. O máximo que eu tive foram......nem vais acreditar......3 horas. Desde que comecei a ter as primeiras contracções muito suimdas e espaçadas até a criança nascer.
Com o mais novo então foi uma maravilha, embora assustadora, porque quase ía nascendo sozinho.
Nunca tive o meu marido (agora ex) ao meu lado mas sim a minha Mãe. Primeiro porque ele não queria nem pensar e depois porque a minha Mãe ......era a minha Mãe. E sempre me transmitiu uma calma e uma força extraordinárias
Muito beijinhos para ti e felicidades para toda familia

6:24 da manhã  
Blogger InêsN disse...

só agora li este relato...
adorei!
um beijo grande!!

8:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Inicial